Clarissa yogaYoga

 

"Palavra derivada da raiz sânscrita yuj, unir, integrar, yoga é o termo sânscrito que significa contemplação, integração, união. No sentido de contemplar a Deus. Integrar-se em Deus. Unir-se a Deus.(...) Ao Deus que está em tudo e em cada um.(...) Deus é tudo e mais do que tudo. Deus Sabe, Deus É, e Controla tudo. Controla o que é Universo, desde o macrocosmo: planetas, estrelas, galáxias, etc. ao microcosmo; da molécula, até o que existe de mais "ínfimo" no Universo material e também do Universo não material." (MIRANDA, 2003. p.15)

Fátima Miranda, em seu livro "A Face Oculta do Yoga" mostra como é surpreendente e rica a trajetória desta antiga filosofia, que fez parte de uma civilização muito antiga, porém, muito desenvolvida. A História do Yoga é muito antiga, seu surgimento é um mistério, temos o registro de alguns achados arqueológicos que possibilitam o trabalho dos historiadores. É muito interessante o contexto da Índia na época da Era Pré-Védica: tinham uma civilização surpreendentemente evoluída, levavam uma vida saudável e harmoniosa e pretendiam com a pratica do Yoga a integração com a sabedoria sagrada, divina.

O objetivo era poder entrar na mesma freqüência dos deuses, e sua religião, o hinduísmo, é uma das mais antigas religiões que temos notícia. Em conseqüência, suas práticas os permitiram harmonizar os sistemas nervoso, glandular, muscular que, em harmonia, produziam a sensação de bem-estar e contentamento.

Com os ásanas , que são exercícios e posturas, os praticantes trabalhavam a coluna, eixo do corpo, para uma postura ereta, o alongamento axial sendo importante para a prática da meditação.O Prâna é a Energia Vital. Quando respiramos absorvemos grande quantidade desta energia. Os nâdîs são os condutores sutis desta energia e acompanham os nervos e vasos do corpo, como correntes energéticas e fazem uma correspondência com o corpo, formando uma extensa rede de energia no corpo sutil denominado prânamayakosha. Nos exercícios respiratórios, os prânayâmas, podemos aumentar nossa energia vital.

 

Saiba mais! Livros de Fatima Miranda:

 

 

 

 

 

 

 

Recanto Flor de Lótus - 3363 4030 / 3396 2039