Sempre fiz dança, desde que me conheço por gente. Comecei a prática do balé clássico com Hortência Mollo e Stella Maris, aos 3 anos de idade e já fiz, no fim deste ano de 1983, minha primeira apresentação em um grande espetáculo de dança para palco italiano. Nunca mais parei. Estudei balé, jazz, moderno e contemporâneo com alguns dos melhores professores do Rio de Janeiro como: Hortência Mollo, Stella Maris, Washington Luiz, Carlota Portela, Márcia Helena Ardrizzo, Patrícia Gonzáles, Ane Cavaliere, Rosane Machado, Regina Sauer e Fernando Filetto.

Sou formada em Licenciatura Plena em Dança pela Faculdade Angel Vianna onde tive a oportunidade de aprender mais sobre o corpo, anatomia, fisiologia, estética e semi-ótica, técnicas de dança, teatro, improviso e composição, consciência corporal, prevensão a lesões e reabilitação, Pilates, etc...Estudei com grandes nomes do cenário carioca de dança, terapia e arte como: Angel Vianna, Hélia Borges, Márcia Rubin, Paulo Caldas, Ana Vitória, Núbia Barbosa, Jorge Albuquerque Vieira, Letícia Teixeira, Ana Bevilaqua, Marize Reis entre outros e fico muito grata a tudo que aprendi. Também sou formada pelo Studio Mariana Lobato no curso de formação em Pilates, o "Pilates em Movimento" curso transdiciplinar.

Comecei a praticar Yoga aos 16 anos com Fatima Miranda. Na mesma época fui iniciada na dança do ventre.

Sou promotora de eventos, bailarina, professora e coreógrafa de Dança Oriental. Comecei a praticar a dança do ventre aos 16 anos de idade com a professora e amiga Gabriela Trotta (Akasha - Atualmente na Alemanha) e com a professora Maira Mattar. Fiz alguns workshops, experimentei algumas aulas, passei por várias professoras mas,somente me apaixonei de verdade por esta dança na Faculdade, onde comecei minha formação profissional quando conheci minha grande mestra e amiga Samah Halim (Lolô) que por sua vez estudou com a mestra Shahrazade:

Atraves de Samah Halim pude aprender os princípios, a arte e a metodologia que me baseio até hoje. Através dela também, pude conhecer pessoalmente Fátima Fontes:

Vi Fátima Fontes a primeira vez dançando em um dos vídeos didáticos de Lulu Sabongi e me apaixonei pela sua forma de dançar. A meus olhos, Fátima Fontes se destacou dentre todas as outras bailarinas do vídeo! E não eram poucas. Passei a admirar e estudar essa profissional ímpar a qual considero a melhor do nosso país. Seu trabalho é especial em sua identidade, capacidade criativa/coreográfica e inspiração. Posteriormente viria a se tornar minha mestra e amiga. Estive várias vezes em SP para estudar e assitir aos seus grandes espetáculos:

Em 2007/2008 coordenei e lecionei no Curso-Espetáculo com Fátima Fontes - RJ- e pude aprender, nesta tragetória de quase dois anos, a montar e dirigir um espetáculo de grande porte. Neste projeto Fátima Fontes nos deixou um legado que vai além da técnica e das aulas de dança, foram vivências que englobam o ser como um todo e abrangem a nossa vida na íntegra, em cada segmento. Usou para isso elementos sensibilizadores sensoriais, dinâmicas e leitura (como "Mulheres de correm com Lobos" C.P. Estés dentre outras obras) e nos deu a oportunidade de coreografar e ensaiar este grupo para o espetáculo. Cada professora pôde criar um número para o grupo e um solo dentro do espetáculo. O corpo docente era formado por mais duas professoras: Beatriz Rosental e Verônica Arruda. O espetáculo "Dentro da Dança-O Caminho de Dentro" foi apresentado em 14/11/2008, no Teatro Elbe de Holanda:

Também em 2008 fui convidada para dançar em um jantar íntimo de boas-vindas à Ansuya em Porto Alegre - RS, onde nos conhecemos pessoalmente:

Galeria deste evento

 

Tive a oportunidade de me aprofundar no estudo de sua técnica e metodologia, o workshop com Ansuya é de uma abordagem crescente e cumulativa que abraça todos os níveis:

 

Em 2009, ela retornou ao Brasil, desta vez ao Rio de Janeiro. Como já nos conhecíamos tive o prazer de ciceroneá-la por nossa cidade. A Cia Caridade participou da competição com Ansuya na banca e defendemos um polêmico 2° lugar com gostinho de 1°! Atualmente continuo minha formação profissional com a bailarina americana Ansuya Rathor, estudando seu material didático, fasendo workshops e aulas particulares, sempre que ela vem ao Brasil ou pela internet.

 

Ao longo desses anos fiz ainda alguns workshops com profissionais como: Nasser(SP), Jade el Jabel(SP), Fairuza(SP), Zhor(EUA), Muna Zaki(RS), Barbara Kale (USA/Brasil- Tribal ATS), mas me encanta o trabalho destas que considero minhas mestras e que tive a honra e o grande prazer de estudar mais profundamente: Samah Halim(RJ), Fátima Fontes(SP), Ansuya(EUA) e Yasmin Nammu(SP - Itália). Tendo produzido shows e workshops com Fátima Fontes e Yasmin Nammu. Em 2012 fiz um curso intensivo de especialização, 6 meses com Ju Marconato.
2013 curso intensivo de 6 meses com Mahaila El Helwa.

Galeria Fátima Fontes

Galeria YasminNammu

 

No meu atelier corporal , Recanto Flor de Lótus, acessamos as várias vertentes da Dança Árabe Tradicional e Folclórica, Bellydance e Tribal e Fusion, na construção da Dança Oriental Contemporânea mesclando técnicas Ocidentais e Orientais com dinâmicas terapêuticas e leituras. Continuo produzindo eventos e workshops, ministro aulas, em grupo e particular, e também ministro workshops. Temos cursos regulares no espaço: Pilates, Yoga para bailarinas, Dança Oriental além de yoga e ninjutsu. E é neste espaço onde coreografo e coordeno a Cia Miragem e a Cia Caridade . Desenvolvi em 2007/2008/2009 um Projeto Social na Biblioteca Euclides da Cunha, no Cocotá, um trabalho 100% voluntário com a Cia Caridade. Este projeto continuou no Recanto Flor de Lótus até meados de 2012, cedendo lugar a novos projetos. Também presto consultorias especiais e atendimento individual em Ayurveda. Estudo a Tradicional Medicina Indiana, a Ayurveda desde 2008 no Ceetor Ibrata, onde concluí minha formação. Mas continuo frequentemente reciclando os ensinamentos.

 

 

Trabalhei como colorista, cabelereira e maquiadora em três dos melhores salões do Rio. Minha formação se deu como auxiliar de Luzimar Neves, hair expertise da Wella, no salão Edson Freitas do Norte Shopping. Também trabalhei no salão By Byra e I9 na Tijuca. Dentre os vários cursos que tive a oportunidade de fazer, destaco o curso de colorimetria na Wella e na L'óreal e Terapia Capilar pela gernétic com Carol Bueno. Tenho formação em pentado e maquiagem pela Sebastian e Aspa, tendo ministrado um curso de maquiagem e penteado em Teófilo Otoni -MG, juntamente com Luzimar Neves e equipe, pela Aspa Color. Ainda tenho uma matéria publicada com pentado e maquiagem de minha autoria, na revista Cabelo&Cia.

Eu, Byra e Marcelo Solrac na festa de 30 anos de carreira de Sônia Nesi no Scala Rio (2002).

 

Recanto Flor de Lótus - 3363 4030 / 3396 2039