Maquiagem Ritual para Dança Oriental e para palco.

 

 

O momento da preparação para a dança pode ser mágico, basta termos esta intenção e criatividade. Cercar - nos de simbologia,
oráculos, mitos, flores, velas e incensos, ou simplesmente, estarmos juntas, cercadas de pessoas que são fonte pura de inspiração!


Eu e Fátima Fontes:

Ritual

A preparação para a dança, fazendo um bom alongamento e despertando o corpo antes da dança são partes de um Ritual feminino muito interessante e que já faz parte da dança. A dança reflete exatamente quem nós somos fora dos palcos, não há como ser diferente, ser outra pessoa, ali, na hora. Então cuide de si, sua conduta, sua alimentação, sua postura e seu intrumento: o corpo. Mantenha uma rotina flexível, mas entre sempre em contato com sua bailarina interior através da meditação (a não ação) e da prática do ritual (ação) como se fosse dançar: prepare-se, alongue-se, medite. Nutra o corpo com alimentos vivificantes e que te façam sentir viva e cheia de energia, porém, leve. Tome um banho de Deusa e cerque-se de flores. Faça a maquiagem experimentando e ousando. Vista o figurino completo, com todos os acessórios. Tire fotos. Dance! Se puder, filme a dança. Improvise, depois assista. De vez em quando traga esse ritual para sua vida, para que faça parte da sua rotina e você terá sempre uma bailarina interior pronta para dançar! O Ritual também funciona como ensaio geral e ainda pode virar um mini evento. Compartilhe este momento com outras pessoas. Prepare um jantar e chame as amigas. Enfeite sua casa. Cada uma pode trazer uma bebida e alguns amigos. Assim você tem a oportunidade de dançar para uma platéia de maneira informal, treinar com suas amigas e ainda festejar!

 

 

 

Na Dança Oriental é muito comum a bailarina se apresentar próximo ao público, já no Ocidente é mais comum a utilização de um espaço cênico, ou palco. Cada ocasião pede um tipo de maquiagem. A maquiagem para palco requer muito mais contraste e ênfase para que os traços não se percam e para que a expressão se destaque. A mulher oriental é mundialmente conhecida pela característica maquiagem, enfatizando o olhar. Mesmo quando ela dança próximo ao público, a bailarina oriental tem um destacado olhar que magnetiza a sua audiência. Então, não importa se para palco ou não, a maquiagem para Dança Oriental tem sempre seu olhar destacado.

A variedade dentro da maquiagem para dança pode expressar vários estilos, e começando de um look mais básico até os mais elaborados:

 

- O look clássico apenas enfatiza os traços da fisionomia para o palco e fotos, realçando olhos, sobrancelhas e lábios. Também pode aprofundar os côncavos da face e pálpebras.

- A maquiagem corretiva é usada para amenizar traços muito fortes, diminuir ou aumentar lábios, afinar o rosto, etc...Funciona muito bem para fotos e palcos pequenos espaços cênicos. Neste caso, como estava grávida optei por uma maquiagem simples, corretiva, que amenizasse o inchaço natural desta fase delicada da mulher:

- O estilo Oriente-Médio focaliza o olhar, demarcando os traços dos olhos e sobrancelhas. A maquiagem oriental pode ser feita com (Khol)Khajal, lápis, sombra ou delineador, de acordo com o efeito desejado. O olhar é sempre "puxado" para cima, criando um efeito "felino" ou para os lados, criando um efeito "Cleópatra". Se fizermos traços pretos muito grossos teremos um efeito "egipcio" ou "faraônico". O uso de cílios postiços é opcional, porém, fica muito bonito especialmente para ensaios fotográficos!

 

- Se mesclarmos vários estilos, traços, pontos, bindes, podemos chegar ao efeito usado no Tribal e no Fusion. A maquiagem é criativa e, assim como na dança, nos permite a fusão de vários elementos: árabes, indígenas, ciganos, indianos, etc...

 

 

 

 

 

 

 

 

Se você não sabe como explorar os vários tipos de maquiagem no seu rosto ou de suas alunas, marque uma aula, particular ou em grupo, de maquiagem e auto-maquiagem. Se você já é profissional da área, também pode vir, é sempre bom conhecer novos estilos, idéias e técnicas.

 

Heloísa Caridade - Recanto Flor de Lótus 3396 2039 - 8240 1896