Os Chakras

 

Os chakras são rodas de energia, (chakra = roda), são centros de energia prânica, ou melhor, acúmulos desta energia. O núcleo de cada chakra coincide com o centro da nossa coluna vertebral, e se relaciona com ela, a não ser nos dois últimos que ficam acima da coluna. Os chakras fazem relação com os plexos nervosos.

Há sete chakras principais. São eles:

 

1) Mûlâdhâra, chakra raiz, localizado na base da coluna, entre o anus e os órgãos genitais, relaciona-se com o plexo nervoso sacro-coccígeo.

 

2) Svâdhishthâna, chakra básico, localizado na altura aproximada da quarta e quinta vértebra lombar, relaciona-se com o plexo nervoso sacro.

 

3) Manipura, chakra solar, localizado próximo, mas acima do umbigo, relaciona-se com o plexo nervoso solar.

 

4) Anâhata, chakra do coração, localizado na altura do coração, relaciona-se com o plexo nervoso cardíaco e pulmonar.

 

5) Vishuddha, chakra laríngeo, localizado na altura da garganta, relaciona-se com o plexo nervoso laríngeo ou faríngeo.

 

6) Âjnâ, chakra frontal, localizado no cérebro, na altura do espaço intermediário entre as sobrancelhas, centro das visões místicas.

 

7) Sahasrâra, chakra coronário (coronário de corona, coroa), localizado no topo da cabeça, transcendendo o corpo, não tem correspondência fisiológica.

 

"Todos que são yogis sabem que esta técnica cresce e frutifica fundamentada também na experiência pessoal de quem a pratica, pois o Yoga é um caminho de vida. Acredito que cada um que recebeu a dádiva do Yoga, se pudesse, deveria deixar pelo menos um pouco do que aprendeu para outros. Tudo não é possível, porque a prática do Yoga proporciona um precioso desenvolvimento tão subjetivo, que fica difícil de se revelar." (MIRANDA, 2003, p.13)

 

Artigos

Recanto Flor de Lótus

Recanto Flor de Lótus - 3363 4030 / 3396 2039