Ayurveda - Medicina Tradicional da Índia

 

A Ayurveda ou "Ciência de Vida" - do sânscrito ayur, vida, e veda, conhecimento - é o sistema de cura mais antigo do mundo, o início de seu desenvolvimento data 6 mil anos antes de Cristo. Frequentemente é lembrada como a mãe de toda medicina, pois assim como o Yoga é a base para a atividade física, a Ayurveda é a base para a medicina ou cura. Ambas foram passadas através de uma tradição oral de mestre para discípulo.

Tem como base o entendimento do sujeito como um todo MENTE-CORPO-ESPÍRITO e a saúde é um equilíbrio dinâmico entre estes. O acumulo de toxinas - ama, em sânscrito, é a causa de todo tipo de doença. Atuamos no sentido de eliminar e prevenir o acumulo de toxinas promovendo saúde no verdadeiro sentido da palavra, o estado completo de bem-estar físico, psíquico e emocional.

Conseguimos atingir tal estado com práticas simples e rotinas diárias baseadas na Ayurveda e no Yoga. Entramos no ritmo da natureza respeitando os ciclos naturais do nosso corpo em relação ao meio ambiente, adaptando-nos a vida na sociedade com um mínimo de impacto possível, evitando tudo que possa gerar toxinas. Uma verdadeira tomada de consciência se dá ao percebermos nossa respiração, postura, nossos padrões de pensamentos/emoções e o modo como isso nos afeta assim como afetamos o próprio meio, e a relação direta deste todo com a saúde e o bem-estar.

A arte de buscar viver diariamente em harmonia com as leis da natureza está ao nosso alcance através de Dinacharya, ou seja, uma rotina diária individual para adquirir hábitos benéficos ao seu biótipo, dieta própria, estilo de vida, panchakarma e rejuvenescimento. Priorizamos procedimentos e práticas profiláticas ao invés de tratamento da doença. Mas sendo uma doença pré existente podemos também tratá-la.

Temos, enfim, um sistema completo que promove saúde e beleza, no seu sentido mais nobre!

 

Recanto Flor de Lótus

Artigos

Heloísa Caridade

Recanto Flor de Lótus - 3363 4030 / 3396 2039